segunda-feira, 10 de março de 2008

Confessions of a Dangerous Mind - de George Clooney (2003)

George Clooney estreia-se na realização com esta comédia negra (e dramática) que nos conta a história (verdadeira?) de Chuck Barris, um homem que criou (e alterou para sempre) alguns concursos da televisão americana mais influentes (e maus) durante a década de 70. Mas, por detrás disso mantinha uma profissão secreta: assassino da CIA. Verdade ou não? Não se sabe ao certo.
O filme é baseado na autobiografia de Chuck Barris, com um argumento bom (como sempre) de Charlie Kauffman. Clooney faz um bom trabalho na sua estreia atrás das camaras, com uma fotografia fantástica e com um elenco de estrelas ao seu lado: ele mesmo (num papel secundário, de agente da CIA), Julia Roberts (a femme fatalle), Drew Barrymoore, Rutger Hauer (grande regresso, já que depois fez Sin City e Batman Begins) e Sam Rockwell, aqui com uma grande interpretação como Chuck Barris (Clooney dá a oportunidade a um actor menos conhecido de brilhar como protagonista, dando-lhe um grande papel, tal como viria a fazer com David Strathain em Good Night and Good Luck, seu filme seguinte).

Clooney estreou-se bem na realização com este Confessions of a Dangerous Mind. E logo depois seguiu-se o brilhante Good Night and Good Luck, mostrando um progresso enorme de Clooney atrás das camaras. Venha daí Leatherheads, a sua comédia romântica (e o seu terceiro filme como realizador) ambientada na década de 20 (que, pelo que parece, tem um estilo de humor muito dentro das comédias dos anos 30 e 40).

Sem comentários: