terça-feira, 4 de março de 2008

E o filme desta tarde foi... United 93 - de Paul Greengrass (2006)

Dia de folga, Troquei uma tarde no cinema (fica para amanha, com Juno) e revi este United 93, do realizador Paul Greengrass, o mesmo de Bloody Sunday, The Bourne Supremacy e The Bourne Ultimatum (e que se encontra a filmar um novo filme, novamente com Matt Damon e, logo de seguida, em princípio, irá preparar-se para o quarto Bourne).
O filme retrata os acontecimentos do vôo 93 da United, que foi o quarto avião desviado por terroristas no fatídico dia de 11 de Setembro de 2001, sendo o único vôo que não chegou ao seu alvo (pensa-se que seria a Casa Branca) pois os passageiros revoltaram-se contra os seus captores e conseguiram evitar mais uma tragédia nesse dia.

Filmado como se de um documentário se tratasse (e misturando os actores, todos desconhecidos, com funcionários reais de torres de controlo, etc.), Greengrass apresenta aqui um sólido filme dramático, carregado de tensão (apesar de já se saber como termina). O elenco está muitíssimo bem no filme, a realização está fantástica, a banda-sonora de John Powell (também da saga Bourne) é memorável e o filme é um dos melhores de 2006.
Nomeado para o Óscar de Melhor Filme e de Melhor Realizador.
Deixo-vos com os posters do filme. O primeiro é o teaser poster e o segundo é o poster internacional.

Sem comentários: