sexta-feira, 22 de maio de 2009

Star Trek, de J.J. Abrams (2009)

J.J. Abrams, criador de Alias e de Lost, pega numa franchise com várias décadas de existência e decide dar-lhe um novo aspecto. O realizador decide então criar um filme dirigido, não só aos fãs (tal como eram os outros filmes da saga), mas também ao público em geral, que não conhece ou não gosta de Star Trek. E, como dizia muito bem u spot de tv do filme, 'Este não é o Star Trek dos vossos pais'. Por aqui, respira-se mais o universo de Star Wars, aproveitando assim para admitir que pouco ou nada sabemos sobre o universo criado por Gene Rodenberry (tendo já visto e apreciado alguns filmes da saga, no entanto). Mas este Star Trek para a nova geração é algo de notável: é um blockbuster perfeito, um filme totalmente diferente de todos os outros, um verdadeiro exemplo de ficção científica e com pormenores deliciosos.
O elenco está todo de parabéns, conseguindo encarnar na perfeição as personagens bem conhecidas dos fãs (Zachary Quinto, como Spock, foi a escolha perfeita e Chris Pine tem os tiques do Kirk de William Shatner, mas mais rebelde) e os efeitos especiais e as sequências de acção são de cortar a respiração. O aparecimento de Leonard Nimoy traz a nostalgia necessária e, para além de ajudar a contar a história, assume-se como um passar da tocha, da geração antiga para a nova. E o grande toque de Abrams e dos seus argumentistas é que, ao contrário do que foi publicitado e do que se pensa, este novo Star Trek não se trata duma prequela mas sim duma sequela, num twist inteligente e muitíssimo bem conseguido.

Star Trek é uma obra capaz de agradar os maiores fãs da saga e o novo público, sendo um grandioso filme de entretimento. J. J. Abrams prova, uma vez mais, que é um dos maiores contadores de histórias da actualidade, trazendo um dos melhores blockbusters dos últimos anos.

Sem comentários: