domingo, 25 de julho de 2010

Glengarry Glen Ross, de James Foley (1992)

Glengarry Glen Ross é uma história centrada num pequeno grupo de vendedores de terrenos e as dificuldades que têm em fazer o seu trabalho. No entanto, tudo piora quando recebem a visita de alguém que vem por parte dos seus clientes e dá a notícia de que se não cumprirem os objectivos, serão despedidos. Cada vendedor tenta o seu melhor, enquanto discute ou enfrenta as dificuldades das suas vidas pessoais.
Baseado na peça com o mesmo nome, o dramaturgo, argumentista e realizador David Mamet escreve esta adaptação ao cinema, sendo a peça teatral também da sua autoria. E como é vulgar nas obras escritas por Mamet, o argumento de Glengarry Glen Ross é brilhante e complexo, ajudado ainda pelos fabulosos diálogos. James Foley é o realizador de serviço e faz um trabalho extraordinário, especialmente na direcção de actores. E é neste campo que encontramos o outro trunfo desta obra: o elenco de luxo, composto por Al Pacino, Jack Lemmon, Kevin Spacey, Ed Harris, Alan Arkin, Jonathan Pryce e Alec Baldwin. E é um prazer enorme ouvir os diálogos fantásticos de Mamet ditos por estes actores.
Glengarry Glen Ross é um filme de argumento e um filme de actores. E acaba por ser uma obra estimulante e bastante interessante de descobrir. Um filme de grande qualidade, com um trabalho soberbo de todos os envolvidos. Brilhante!

Sem comentários: