quinta-feira, 22 de julho de 2010

Retrospectiva Christopher Nolan #5

O quinto filme desta retrospectiva vai é The Prestige, o filme que Nolan dirigiu no meio da saga de Blockbusters Batman.

Depois dum acontecimento trágico, dois ilusionistas entram num jogo de rivalidade sem limites, que poderá chegar a ter consequências mortais. Sempre determinados a superarem-se um ao outro e a descobrirem os seus segredos, a obsessão ganha novos limites quando cada um está cada vez mais próximo do outro.

Christopher Nolan escreve este thriller (juntamente com o irmão Jonathan Nolan) e desenvolve, de forma brilhante, um conto de obsessão e vingança enquanto cria um complexo e inteligente jogo de ilusão para com o espectador. Nada é o que parece e os vários twists estão bem engendrados. O próprio filme funciona como uma ilusão, onde as pistas são-nos apresentadas mas não queremos ver. E o twist final é o muito referido Terceiro Passo, o último passo num truque de magia.
The Prestige é um excelente thriller, bastante inteligente e que pede a atenção total do espectador, sem nunca o ofender com os twists. Acaba por ser um fime raro de encontrar hoje em dia e é, facilmente, uma das grandes obras da década passada, ao qual juntamos ainda um elenco de luxo que se apresenta em grande forma (Hugh Jackman e Christian Bale estão fabulosos).

A seguir:
The Dark Knight

Sem comentários: