quinta-feira, 22 de julho de 2010

Retrospectiva Christopher Nolan #6

O último filme desta retrospectiva é The Dark Knight, estreado no Verão de 2008 e que ganhou um êxito estrondoso de bilheteira, tendo sido o segundo filme mais visto de sempre nos Estados Unidos (agora ocupa o terceiro lugar, já que Avatar superou tanto The Dark Knight como Titanic).

O caos em Gotham continua. Os criminosos estão mais ferozes e o crime organizado acaba com mais força ainda. No entanto, a cidade de Gotham está prestes a conhecer o derradeiro vilão: Joker, um assassino psicopata que nada mais quer a não ser anarquia total! No entanto, a cidade tem agora Harvey Dent, promotor público adorado pelos cidadãos. Determinado a acabar de vez com o crime organizado, Dent rapidamente torna-se num alvo a abater por parte dos criminosos e, por parte de Batman, a pessoa perfeita para tomar o seu lugar como defensor de Gotham mas sem máscara.

The Dark Knight é o derradeiro 'comic book movie', o filme com o qual todos os outros filmes do género serão agora comparados. Isto porque Christopher Nolan não fez um 'comic book movie' mas sim um drama urbano, adulto e psicologicamente violento, com uma enorme carga de tensão e emoção, com uma trama complexa e um trio de personagens principais com ligações trágicas (Bruce Wayne quer ser como Dent e Joker quer destruir Dent, o símbolo de justiça que Gotham precisa). Pelo maio, temos situações que vão contra os lugares comuns (o desenrolar do triângulo amoroso entre Rachel, agora personificada pela excelente Maggie Gyllenhall, Bruce e Dent) e cenas de acção de cortar a respiração. O jogo de tensão criado por Nolan é um dos melhores jamais criados, com um suspense de cortar à faca onde é impossível o espectador não ficar colado ao filme.
Christian Bale continua o bom trabalho como Batman tal como o resto do elenco continua em boa forma. No entanto, os destaques principais vão para Aaron Eckhart (a sua interpretação é fabulosa) e para Heath Ledger, aqui no último papel completo, antes de falecer. A sua interpretação como Joker é sádica e assustadora, misturada com humor negro e uma genialidade fnatástica. Um dos melhores trabalhos de actor feito nos últimos anos, onde deixamos de ver o actor e vemos apenas a personagem (Ledger acabaria por ganhar o Óscar de melhor actor secundário após a sua morte e foi muito merecido).
The Dark Knight é um dos maiores e melhores blockbusters de sempre, provando que é possível fazer um filme desta dimensão com inteligência e que possível pegar num material destes e fazer algo adulto e complexo. Um filme brilhante em todos os aspectos!

Sem comentários: