sexta-feira, 30 de julho de 2010

Toy Story 3, de Lee Unkrich (2010)

11 anos depois de Buzz Lightyear derrotar Zorg e de Woody conhecer e derrotar Stinky Pete, os bonecos mais famosos do mundo estão de regresso.
Andy está agora 11 anos mais velho e prestes a ir para a faculdade. Quando arruma os seus velhos brinquedos num saco de plástico (à excepção de Woody) e depois deste ir parar, acidentalmente ao lixo, Woody decide ajudar os seus velhos amigos. No entanto, acabam por ir parar a uma creche. Pensanso tratar-se dum paraíso, todos decidem ficar por lá menos Woddy, que ainda está determinado a ficar com Andy. No entanto, Sunnyside (a creche) não é o que Buzz e companhia pensam.
Depois de dois filmes de animação soberbos e históricos, os bonecos de Toy Story regressam para esta terceira (e talvez última) aventura. E que regresso!
A animação, como seria de esperar, é um delírio para os olhos, cada vez melhor. A nível de argumento, temos uma história bem conseguida, que consegue divertir-nos, emocionar-nos e tocar-nos. E mais uma vez a Pixar cria uma obra de animação para adultos que as crianças também podem ver.
Toy Story 3 é mais um exemplo do que a Pixar consegue fazer muito bem: entreter o público, com inteligência e coração. Os momentos finais do filme são extremamente tocantes, capazes de levar adultos às lágrimas, pela ternura e magia que proporcionam.
Toy Story 3 é uma grandiosa despedida destas personagens que marcaram a infância de muitos adultos e que assim o farão nos próximos anos. E se esta é realmente a última aventura de Woody, Buzz e companhia, então temos uma das maiores despedidas do cinema, com gargalhadas à mistura, sem nunca largar-nos o lado sentimental.
O filme de animação de 2010, um dos melhores do ano (e felizmente, o maior blockbuster do ano nos E.U.A., bem merecido e vencedor da corrida entre Shrek e Toy Story) e uma obra que certamente ficará para a história, concluindo aquela que é, inesperadamente, uma das grandes trilogias do cinema. Inesquecível!

P.S.: Apesar disso, não consegue ultrapassar a grandeza de Wall.E. Destaque para o hilariante Ken e para Buzz mexicano (hilariante!).
Para o ano, os brinquedos regressam, numa curta-metragem qu virá com as cópias do próximo filme da Pixar (em princípio será Cars 2)

Sem comentários: