domingo, 18 de julho de 2010

Retrospectiva Christopher Nolan #1

Hoje começamos com a retrospectiva dedicada a Christopher Nolan. O primeiro filme que vimos foi a sua primeira longa-metragem, Following, um thriller independente britânico, com um elenco desconhecido mas que apresenta vários pormenores que já são vulgares na filmografia de Nolan.
Following conta-nos a história de Bill, um homem que desenvolve um gosto de perseguir pessJustificar completamenteoas que vê na rua. Quando Bill conhece Cobb (curiosamente o mesmo nome da personagem de Leonardo DiCaprio em Inception), a vida do primeiro muda. Cobb tem um outro vício, igualmente peculiar: entra nas casas das pessoas, quando estão vazias, investiga e mete-se na vida privada dos habitantes das mesmas. No entanto, as coisas não são bem o que parecem.
Following é escrito e realizado por Christopher Nolan e passou por vários festivais de cinema, onde recebeu bastantes elogios por parte da crítica especializada. E esta sua primeira obra é um objecto curioso, já que podemos encontrar vários pormenores vulgares no cinema de Nolan: Following tem uma narrativa não linear, utilizando flashbacks e flashforwards (algo utilizado de forma brilhante em Memento) de forma engenhosa, criando uma espécie de puzzle (tal como acontecera com Memento).
O argumento e os diálogos estão muito bem conseguidos, sendo sempre inteligentes e bem construídos. Os actores (os desconhecidos Jeremy Thedbald e Alex Haw são os protagonistas) estão fantásticos e a realização de Nolan é exemplar (para não falar da fotografia, em glorioso Preto e Branco).
Following é um filme de baixíssimo orçamento mas que está muito bem executado na parte de realização, escrita, interpretação e também nos aspectos técnicos. É uma primeira obra de grande qualidade e um prelúdio para o que Nolan faria de seguida.

A seguir:
Memento

Sem comentários: