segunda-feira, 6 de junho de 2011

Box Office americano - 3 a 5 de Junho 2011

A única estreia a nível nacional que decorreu este fim-de-semana nos Estados Unidos foi a de X-Men: First Class. Como tal, seria de esperar a prequela de Matthew Vaughn alcançar o topo da tabela. Ainda havia a hipótese de The Hangover - Part II aguentar-se excepcionalmente bem depois do explosivo fim-de-semana de estreia mas devido à imensa procura nos seus primeiros 5 dias de exibição, era esperada uma grande queda.
X-Men: First Class é a prequela da saga X-Men, saga essa que começou em 2000, com uma estreia de 54 milhões, e que foi o grande impulso para começarem as várias adaptações cinematográficas dos comics. Esta prequela, com um elenco e realizador novos, estreou com 56 milhões. Apesar de, a nível de bilhetes vendidos, ser o filme que menos vendeu na sua estreia, a estreia desta nova aventura não é má. A Fox esperava uma estreia na casa dos 50 milhões e, sem grandes estrelas no elenco e sendo por muitos considerado um reebot, uma estreia acima destes números seria algo irrealista. Apesar de muitos dizerem ser uma estreia desapontante, acaba por ser uma estreia razoável e que poderá ainda aguentar-se bem no box-office, fazendo deste novo início um êxito de bilheteira e dando espaço a novas sequelas. A nível de bilhetes, acabou por vender quase o mesmo que Thor. O filme do Deus da Marvel estreou com 65 milhões devido ao 3D e aos ecrãs IMAX em que o filme estreou, dois formatos que são mais caros.

Em 2º lugar está The Hangover - Part II, com uma descida de 62% e com 186 milhões acumulados. Apesar da gigantesca estreia que teve, o filme poderá acabar por fazer menos que os 277 milhões do seu antecessor. No entanto, o êxito desta sequela é enorme e o terceiro capítulo já está em preparação.
Em 3º lugar está Kung Fu Panda 2, descendo 49%. Em muitos casos dentro deste género, esta descida não seria má. No entanto, com Panda a chegar agora aos 100 milhões (valor até agora acumulado), esta descida afecta e muito a hipótese da sequela chegar aos 200 milhões, especialmente quando competição directa está a chegar com Mr. Popper's Penguins e Cars 2. O filme da Dreamworks poderá ficar com cerca de 160 milhões como total, valor bastante abaixo dos 220 milhões do primeiro filme. As razões pelas quais Panda 2 está a desiludir ainda não se sabem, considerando que o primeiro filme foi bastante apreciado pela crítica e pelo público. Mesmo esta sequela tem sido bem recebida.
Em 4º lugar e a descer cada vez mais rapidamente no top americano está Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides, a quarta aventura de Jack Sparrow. O filme desceu 54% e tem 190 milhões acumulados. A esta altura, os dois capítulos anteriores já tinham passado a barreira dos 200 milhões e a caminho dos 250 milhões. No entanto, enquanto a saga mostra sinais de cansaço nos Estados Unidos, a nível global o filme aproxima-se dos 800 milhões. Diz-se que poderá acabar com mais de 1 bilião de dólares.

Em 5º lugar está Bridesmaids, o êxito surpresa da temporada. A Universal, após dois difíceis nas bilheteiras, recuperou bastante este ano. Bridesmaids desceu apenas 26% e já acumulou uns impressionantes 107 milhões, valor impensável umas semanas atrás. O filme tem tido pequenas descidas, mostrando a satisfação do público e o bom passa-palavra e poderá agora passar a barreira dos 140 milhões.
Mais alguns casos no box-office: Thor tem já 169 milhões, Fast Five ultrapassou a barreira dos 200 milhões, Midnight in Paris (de Woody Allen) continua a ter uma performance impressionante em apenas 147 salas (está em 8º lugar e com 6 milhões acumulados), expandindo para mais salas nas próximas semanas, e The Tree of Life, de Terrence Malick, está apenas em 20 salas e já ultrapassou a barreira de 1 milhão de dólares, mostrando uma óptima performance em exibição limitada.

Mais informações sobre o box-office americano desta semana, aqui.



Na próxima semana, X-Men: First Class poderá aguentar-se bastante nas bilheteiras devido ao bom passa-palavra que tem recebido e ao facto de estrear apenas outro filme que chamará atenção: Super 8. O filme de Abrams irá tirar público ao filme do grupo de mutantes mas deverá haver mercado suficiente para ambos os filmes terem bons resultados.

Sem comentários: