quarta-feira, 1 de junho de 2011

The Tree of Life, de Terrence Malick (2011)

O regresso de Terrence Malick é o filme que ganhou o Festival de Cannes. Após obras como The Thin Red Line, Badlands, The New World e Days of Heaven, a comunidade cinéfila aguardava com expectativa a sua nova obra, The Tree of Life, com Brad Pitt, Sean Penn e Jessica Chastain. O resultado é um drama poderoso que aborda o nascimento da vida no planeta, o crescimento dum rapaz nascido na década de 50, que passa por duas abordagens diferentes de educação: a sua mãe, uma pessoa mais ligada à natureza e à religião, e o pai, com uma educação mais rígida e menos tolerante. O resultado é uma obra brilhante, que obriga o espectador a rever o filme várias vezes.
Malick utiliza vários aspectos do nosso universo neste filme: o cosmos, a nossa (possível) origem, as crenças religiosas, as relações humanas, os vários aspectos da vida (aprendizagem, vida, morte, desilusão, tristeza, revolta) enquanto apresenta a história duma família através dos olhos do filho mais velho, que mantém uma relação pouco amigável com o pai. E aqui temos mais uma abordagem de Malick: a história de um filho e do seu pai.
Descrever The Tree of Life é quase impossível. O filme tem sido comparado com 2001 - A Space Odissey, de Stanley Kubrick, e tal comparação é totalmente justificada: encontramos temas similares e, enquanto que a obra de Kubrick é uma odisseia pelo espaço através de milhões de anos, The Tree of Life é uma odisseia da vida. Não é, definitivamente, é um filme que se adora ou se odeia mas que toda qualquer um.
Quanto à realização de Malick, é simplesmente brilhante! A fotografia é deslumbrante (habitual nos seus filmes) e o filme está extremamente bem filmado: cada plano é uma obra de arte, tão bem filmado e pensado que é.
The Tree of Life não é apenas um filme, é uma experiência cinematográfica de grande poder emocional e visual, com interpretações soberbas (Jessica Chastain tem futuro) e uma obra que ficará para a história do Cinema. Um verdadeiro portento cinematográfico e o melhor filme de 2011!

Classificação: 
★★★★★
 

Sem comentários: