domingo, 2 de março de 2008

Half Nelson - de Ryan Fleck (2006)

Dan Dunne (o fantástico Ryan Gosling) é um professor de História e treinador, numa escola num bairro pobre de Brooklyn. E, devido às suas desilusões na vida privada, reconforta-se nas drogas. E, quando menos espera, uma das suas alunas (a estreante e igualmente fantástica Shareeka Epps) descobre o seu segredo.
Ryan Gosling, Shareeka Epps e Anthony Mackie (o dealer) estão soberbos no filme, com interpretações tocantes e realistas. Ryan Fleck assina aqui um drama com um argumento forte (escrito por Fleck e por Anna Boden) e apresenta uma realização segura. Amigos, temos aqui escola de Abel Ferrara, com temas e personagens viciados. Ryan Gosling recebeu uma nomeação para melhor actor nos Óscares em 2007.

Um dos melhores filmes de 2006 e um grande exemplo do cinema independente americano. Imperdível.
P.S.: Atenção aos monólogos dos alunos de Dunne ao longo do filme, dando-nos umas lições de História (muitas vezes ligada aos conflitos raciais) e à banda-sonora do filme, da autoria da banda alternativa, de origem canadiana, Broken Social Scene, cujo trabalho tive o prazer de conhecer com este filme. Mais uns pontos fortes do filme.

Sem comentários: