terça-feira, 21 de outubro de 2008

The Breakfast Club, de John Hughes (1985)

John Hughes foi o pioneiro dos filmes de adolescentes. Argumentista e realizador, Hughes foi o autor de algumas das comédias mais memoráveis da década de oitenta (e nos anos 90 foi o criador de Home Alone 1 e 2), tais como Sixteen Candles, Weird Scince, Ferry Bueller's Day Out, Pretty in Pink e este The Breakfast Club. Hughes explorava, na maior parte das vezes, as angústias dos adolescentes e como era crescer na década de oitenta. E talvez este The Breakfast Club seja o maior exemplo disso.
Um grupo de 5 adolescentes problemáticos é reunido numa sala durante um Sábado inteiro, como castigo. O objectivo é que escrevam um ensaio sobre o que cada um julga ser. E o grupo acaba por formar uma amizade forte, através dos seus problemas e das formas de revolta.

O elenco é composto por (na altura) jovens talentos promissores: Emilio Estevez (filho de Martin Sheen e irmão de Charlie Sheen, que acabou por ter uma carreira raoavél, especialmente nos anos oitenta e início da década de 90 e mais recentemente realizou Bobby, com um elenco de estrelas); Ally Sheedy (popular nos anos 80 mas ficou relegada a papéis de televisão nos anos 90); Molly Ringwald (a namoradinha da America da década de 80 e agora uma cara pouco conhecida, entrando em produções televisivas); Anthony Michael Hall (um dos meninos prodígio de Hollywood nos anos 80, que no início da década de 90 entrou em Edward Scissorhands e após isso desapareceu, resurgindo no início do novo milénio da série de grande sucesso The Dead Zone, como o protagnista e sendo agora uma cara conhecida da tv e entrou agora em The Dark Knight)e Judd Nelson (mais um caso de sucesso nos anos oitenta e agora relegado ao mercado de video). E este, juntamente com mais alguns jovens actores lançados nesta geração, era o Brat Pack.

Hughes escreve uma comédia dramática envolvente e inteligente, conseguindo explorar todas as angústias destas personagens e mostrando um desenvolvimento das mesmas. Os actores (pois este acaba por ser um filme de actores) estão bem nos seus papéis, nunca dando grandes interpretações mas sempre conseguindo manter as suas personagens.

The Breakfast Club tornou-se um filme de culto com o passar dos anos. E tal percebe-se, ao ver o filme.

Um dos melhores filmes do género, vindo dos anos 80. E todos teen movies deveriam ser assim.

Deixo-vos o poster, que se tornou também ele bastante conhecido (já para não falar da música dos Simple Mind, tema principal do filme).
Trailer:

Sem comentários: