quarta-feira, 29 de outubro de 2008

The French Connection - Part II, de John Frankenheimer (1975)

Continuação da perseguição de Popeye Doyle a um poderoso traficante de droga francês. Desta vez, Doyle vai a Marselha tentar impedir de vez o seu grande inimigo. Mas Doyle é capturado e torturado com drogas, tendo assim de enfrentar o mal que jurou parar.
William Friedkin não regressou à realização desta sequela, dando assim lugar ao muito eficaz John Frankenheimer. No entanto, The French Connection - Part II é um filme inferior ao seu antecessor. Onde o primeiro se destacava como um policial original e bastante superior, esta sequela acaba por ser um thriller mais vulgar, apesar de ser um filme bastante bom. Gene Hackman regressa como Popeye Doyle mas o actor estava mais 'explosivo' no primeiro filme. Ainda assim, consegue uma boa interpretação. Fernado Rey regressa como o vilão de serviço, estando aqui bastante apagado. De fora ficou Roy Scheider (talvez por estar ocupado com as filmagens de Jaws, lançado também em 1975). Frankenheimer dá-nos uma boa realização, não tentando imitar Friedkin e adaptando a sequela ao seu estilo de filmar.
Apesar de não ser tão original e provocador como a primeira, The French Connection é um bom policial, sendo bastante competente e envolvente, apesar de bastante inferior à obra de Friedkin. Um filme a ver.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0073018/

Trailer:

Sem comentários: