domingo, 5 de outubro de 2008

The Godfather - de Francis Ford Coppola (1972)

Em 1971, o mundo conheceria The French Connection, filme que ganhou 5 Óscares (incluindo de melhor actor para Gene Hackman e de melhor filme). O cinema estava realmente a mudar. As décadas de 60 e 70 foram duas das mais revolucionárias de sempre (não só no cinema), introduzindo novas tendências ao cinema, ainda hoje perfeitamente notáveis.
Isto tudo para dizer que este The Godfather ajudou bastante para tal (e já estava na hora de rever este clássico). Francis Ford Coppola tornou-se um grandioso nome após esta sua obra, que escreveu juntamente com Mario Puzzo.

O filme conta-nos a história duma família mafiosa, comandada por Don Corleone (brilhantemente interpretado por Marlon Brando) e da sua luta para manter o poder junto das outras famílias. Mas mais importante de tudo, o filme acaba por ser o início da saga de Michael Corleone, da sua entrada no negócio da família e da sua ascensão ao poder.

Temos aqui um filme poderoso, extremamente bem escrito e realizado, com interpretações soberbas e recheado de cenas clássicas. Como se tal não fosse suficiente, The Godfather acaba também por ser o filme que revelou definitivamente Coppola, que deu o Óscar a Brando e o filme que lançou a carreira de Al Pacino, que acaba por ser o protagonista da saga.

Um filme absolutamente brilhante, com uma cena final de se lhe tirar o chapéu. Um verdadeiro clássico do cinema. Aliás, tudo neste filme é um clássico, desde o poster até ao filme em si.

Mas a história não acaba aqui...

Sem comentários: