quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Goodfellas , de Martin Scorsese (1990)

Se há colaborações que marcaram o cinema e uma geração, foram as de Martin Scorsese e de Robert De Niro (depois temos Tim Burton e Johnny Depp). Scorsese e De Niro já trabalharam juntos 8 vezes (e esta semana foi anunciada a sua nona colaboração, tendo sido a última Casino) e, em cada filme, algo de estrondoso eramos apresentado. Este Goodfellas não é excepção à regra.
Baseado no livro de Nicholas Pillegi (e o argumento é escrito por ele e Scorsese), baseado em acontecimentos verídicos, Goodfellas é a história dum jovem gangster e de como entrou e subiu no mundo do crime. Ray Liotta é o verdadeiro protagonista do filme, tendo aqqui uma excelente interpretação, e está ao lado de De Niro e de Joe Pesci (vencedor do Óscar de melhor actor secundário).
Scorsese apresenta-nos uma realização fantástica e uma viagem violenta e simultâneamente cómica ao mundo do crime nova iorquino da década de 70. O argumento é genial e os diálogos são uma verdadeira pérola (especialmente quando saiem da boca de De Niro e de Pesci).

Um verdadeiro clássico do cinema e um dos grandes filmes de gangsters de sempre. Um filme revolucionário.
Trailer:

Sem comentários: