sábado, 25 de outubro de 2008

Escape From Alcatraz, de Don Siegel (1979)

Depois de algumas lendárias colaborações (tendo sido as anteriores em 1971, com Dirty Harry e The Beguiled), Don Siegel e Clint Eastwood voltaram a juntar forças para criar este Escape From Alcatraz, um thriller de prisão baseado num caso real que decorreu no fim dos anos 60.
Frank Morris é um prisioneiro transferido para a prisão de Alcatraz, da qual nunca ninguém conseguiu fugir. Mas Morris, que pussui um Q.I. superior, vai fazer de tudo para encontrar uma forma de o fazer.

Siegel (aqui na sua última colaboração com Eastwood e num dos seus últimos filmes) cria um thriller inteligente e crú, contando com Clint Eastwood para fazer o durão de serviço. Temos aqui um filme sempre envolvente e inteligente, mostrando porque é que Don Siegel era um bom realizador e um dos mestres de Eastwood atrás das câmaras.

Lançado em 1979, esta seria a última colaboração entre os dois cineastas, infelizmente, mas Escape From Alcatraz é um excelente exemplo do cinema de Siegel e dos filmes feitos com Eastwood (dos quais se destacam os já referidos Dirty Harry e The Beguiled).


Sem comentários: