terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

E o filme desta noite é... (Retrospectiva Scorsese/ DiCaprio)

Gangs of New York - Gangs de Nova Iorque (Martin Scorsese, 2000)
Começamos hoje a mini retrospectiva dedicada à dupla Scorsese/DiCaprio, cujo quarto filme, Shutter Island, estreia dia 25 de Fevereiro.
A primeira colaboração foi este Gangs of New York, um projecto muito pessoal de Scorsese, que esta em desenvolvimento à já cerca de 20 anos.
Scorsese traz-nos um épico e conta-nos, basicamente, a origem de Nova Iorque, numa altura em que esta estava dividida em dois grupos. No meio duma batalha histórica, está uma história de vingança.
Apesar de ser um filme algo falhado (especialmente na última parte), Gangs of New York é um grandioso trabalho de Scorsese e um dos melhores filmes da década passada. DiCaprio começa aqui (e em Catch Me If You Can, de Steven Spielberg, estreado uma semana depois) a sua caminhada para o amadurecimento como actor, deixando para trás a imagem de ídolo de adolescentes e começando a dar as cartadas certas na carreira (apesar duma boa interpretação, ele e todo o resto do excelente elenco estão ofuscados pelo excelente desempenho de Daniel Day-Lewis, como Bill, The Butcher, um dos melhores vilões do Cinema).
Scorsese realiza, com a sua mestria habitual, um verdadeiro épico do Cinema e, uma vez mais, elabora uma obra que pode ser uma verdadeira escola sobre como fazer filmes.
Um filme obrigatório, que peca por ter um última parte mais fraca.

Sem comentários: