quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

E o filme desta noite é... (Retrospectiva Scorsese/ DiCaprio)

The Aviator - O aviador (Martin Scorsese, 2004)
A segunda colaboração entre Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio foi esta obra sobre Howard Hughes, o lendário realizador e mente inovadora no que diz respeito ao negócio da aviação.
Scorsese dá-nos um retrato de Hollywood dos anos 20 e 30 de forma deslumbrante, com uma fotografia maravilhosa (algo que muda na última parte do filme, perdendo as suas cores vivas), uma montagem bem conseguida e usando alguns actores tão populares na altura (Jude Law como Errol Flyn e Cate Blanchet fabulosa como Katherine Hepburn).
No entanto, a verdadeira história é sobre Hughes e as suas lutas contra a sua doença e as suas formas de obter o que parecia impossível: realizar os filmes que queria (Hell´s Angels e The Outlaw são dois exemplos) e revolucionar o mundo do negócio da aviação.
Leonardo DiCaprio tem a difícil tarefa de retratar Howard Hughes e consegue-o na perfeição, naquela que poderá ser o seu melhor trabalho até hoje, mostrando o seu progresso como actor. Cate Blanchet merece o Óscar de Melhor Actriz Secundária pela sua Katherine Hepburn e Scorsese dá mais uma lição de como fazer bom cinema, misturando arte com cinema comercial.
Um dos melhores filmes da década passada e uma obra essencial.

Sem comentários: