domingo, 28 de fevereiro de 2010

Shutter Island, de Martin Scorsese (2010)

Teddy Daniels é um U.S. Marshall enviado a Shutter Island (uma ilha onde se encontra um hospital psiquiátrico) para investigar o misterioso desaparecimento duma doente. No entanto, Daniels, atormentado por acontecimentos passados, terá de lutar entre a sanidade e a loucura para permanecer vivo e resolver o caso.
Adaptado da novela de Dennis Lehane (que é produtor executivo), Shutter Island é o novo filme do mestre Martin Scorsese, trazendo aqui uma obra menos à Scorsese, voltando aos tempos de Cape Fear - O Cabo do medo.
Protagonizado por Leonardo DiCaprio (num brilhante desempenho) e com um elenco secundário de luxo (Mark Ruffalo, Ben Kinsgley, Patricia Clarkson, Michelle Williams, Jack Earle Haley, Emily Mortimer, Max Von Sydow), o novo trabalho de Scorsese é um brilhante puzzle, cheio de pormenores e pistas, e um thriller arrepiante, um verdadeiro jogo de mistério com um clima de tensão, muito auxiliado pelos actores, pela fotografia e pela extraordinária banda-sonora. E, apesar de já estar à espera do desenlace (o 'twist' final não me surpreendeu), o realizador consegue dar-nos as pistas para o final de forma hábil e inteligente, num dos melhores thrillers psicológicos dos últimos anos.
Não é um dos melhores trabalhos de Scorsese mas é um grandioso filme de suspense e uma obra a ser reavaliada futuramente (já que as opiniões têm sido divididas).

Sem comentários: