terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Nothing But the Truth - A verdade e só a verdade (Rod Lurie, 2009)

Depois da repórter Rachel Armstrong publicar que Erica Van Doren, aparentemente uma mulher vulgar, é uma agente secreta da CIA, ela começa a ser perseguida pelo governo para revelar a fonte de tal informação, ameaçando que tal pessoa poderá ser perigosa para a segurança nacional.
Determinada a manter os seus princípios como jornalista, Rachel recusa-se a tal, correndo o risco de passar tempo na prisão até mudar de ideias.
Baseado num caso real, Rod Lurie realiza este thriller actual que podemos considerar como sendo o oposto a All the Presidents Men - Os homens do Presidente (Allan J. Pakula), sendo que, enquanto a obra clássica de Pakula mostra o enorme poder da imprensa na altura (através do escândalo Watergate, que fez com que Richard Nixon se demitisse como presidente) aqui temos a situação contrária: o governo consegue ter formas de enfrentar a imprensa e evitar escândalos.
Nothung But the Truth é, assim, um filme que poderá criar alguns temas de discussão interessante: o poder da imprensa nos dias de hoje e a forma como o governo pode dar voltas a certas leis para cobrir e evitar situações constrangedoras, mesmo tendo de desrespeitar certos princípios.
Lurie traz-nos um thriller bem construído e escrito e com uma realização competente. A nível de interpretações, Kate Beckinsale está fantástica como protagonista (finalmente um papel mais sério e desafiante onde pode mostrar o seu talento), Vera Farmiga está excelente como sempre, Matt Dillon e Alan Alda estão em forma e Angela Basset está algo apagada.
Nothing But the Truth é um filme que passou despercebido nas salas de cinema. No entanto, é um filme a descobrir e um dos thrillers mais bem conseguidos de 2009.

Sem comentários: