domingo, 7 de fevereiro de 2010

The Man Who Stare at Goats, de Grant Eslov (2009)

Supostamente baseado numa história verídica, o realizador e argumentista Grant Eslov (co-argumentista de Good Night, and Good Luck, de George Clooney) conta-nos as aventuras dum jovem repórter que acompanha um soldado no Iraque. O peculiar é o facto do soldado (interpretado por Clooney) diz fazer parte dum grupo especial e ultra-secreto que combate o mal com o poder da mente. Acompanhando os dois protagonistas e vendo acontecimentos passados através de flashbacks, acabamos por conhecer este grupo de 'super-soldados' e as capacidades.
ESlov estreia-se na realização com esta comédia louca, acompanhado de George Clooney, Ewan McGregor, Kevin Spacey e Jeff Bridges. Enquanto que a sua realização é competente, a sua escrita é notável, com bons diálogos e momentos verdadeiramente hilariantes.
No entanto, Eslov consegue fazer algo difícil: com material algo difícil de adaptar ao cinema, correndo o risco de facilmente cair no ridículo, o realizador evita essa armadilha e, com a ajuda do elenco (os actores dizem coisas patéticas e hilariantes mas levando tudo a sério, como se acreditassem no que dizem) consegue criar uma comédia por vezes 'nonsense' mas completamente credível (dentro do possível, claro está) e bem conseguida.

The Man Who Stare at Goats é um projecto algo arriscado e uma excelente surpresa. Uma lufada de ar fresco para a actual comédia exibida nas nossas salas.

1 comentário:

Unknown disse...

Bem queria mas infelizmente não consigo gostar tanto dele como tu. pareceu-me demasiado confuso, desconexo e absurdo. Esperava bem mais. Quanto a mim, valeu por Clooney e Bridges!