quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Burn After Reading, de The Coen Brothers (2008)

Depois de No Country For Old Men, os Irmãos Coen regressam a um género que dominam bem: a comédia negra. E com eles temos George Clooney (a terceira colaboração com os realizadores), Frances McDormand, John Malkovich, Tilda Swinton, J.K. Simmons e Brad Pitt. Por outras palavras, um grande elenco que está em excelente forma.
Burn After reading é uma ode à estupidez humana e às consequências que podem ocorrer devido a tal. Aqui temos chantagem, espionagem, desejo de tratamentos cirúrgicos para uma beleza maior e traição conjugal.
Como disse, o elenco está todo em grande forma, com um John Malkovich hilariamte e totalmente idiota, uma Tilda Swinton egoísta, fria e vingativa, um George Clooney engatatão e paranóico (gozando com a sua imagem de galã), uma Frances McDormnad complexada com os atributos fisícos e não extremamente inteligente (e a verdadeira causa de todos os acontecimentos do filme), um J.K. Simmons (para quem não sabe, o J. Jonah Jameson de Spider-Man) com uma curta mas extremamente hilariante participação (um dos momentos mais cómicos do ano, o momento final, com Simmons) e finalmente um Brad Pitt parvo e pacóvio, que rouba o filme a todos os outros. Pitt apresenta-nos uma interpretação sublime da estupidez, com momentos de comédia de ouro (as tentativas de chantagem por telefone e frente e frente são fantásticas) e consegue pôr um enorme sorriso no nosso rosto cada vez que está em cena.

Uma das melhores comédias do ano: inteligente, adulta e, como diz a frase de promoção: A inteligência é relativa. Mais uma grande comédia dos Coen. E um Brad Pitt excelente.

Trailer:

1 comentário:

Anónimo disse...

Para mim esta é a comédia do ano...em que o ridículo é palavra chave. Desde Pitt a fazer de tonhó, cloney de engatatao vai com todas e um final absolutamente fabuloso. é de ver e rever..muito bom!!