quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

E o filme desta noite é.../ Retrospectiva James Cameron #5

Prosseguimos com a nossa retrospectiva dedicada a James Cameron, com a sua quinta longa-metragem (novamente, sem contar com Piranha 2), True Lies.

Arnold Schwarzenegger é um agente secreto que leva uma vida dupla: a vida de espião e a vida (falsa) de homem de negócios, sendo a última uma vida inventada de forma a proteger a sua verdadeira profissão da sua família e inimigos. No entanto, as coisas complicam-se e ambas as vidas irão colidir, naquela que será a derradeira luta da sua vida: salvar o casamento.
James Cameron junta-se uma vez mais a Schwarzenegger (acabado de sair do fracasso comercial The Last Action Hero), trazendo ao público um festival de acção, misturado com comédia. Baseado num filme francês, Cameron realiza aqui o fime mais descontraído da sua carreira, onde cria várias sequências de acção muito bem conseguidas e emocionantes, realizando um bom blockbuster de acção. Jamie Lee Curtis é a protagonista feminina, trazendo de volta à ribalda a 'Rainha dos gritos' da década de 80 e dando vários momentos a Curtis para brilhar.
No entanto, sendo esta a obra mais descontraída de Cameron, o argumento é descuidado por vezes, apresentando alguns momentos de humor mal conseguidos e não tendo uma ideia verdadeiramente original.
Não querendo ser mais do que é (um grande espectáculo de acção e comédia), True Lies é um verdadeiro exemplo de blockbuster (sendo daqueles filmes de acção típicos da década de 90). Trata-se da obra de menor qualidade do cineasta mas consegue ser um exemplo perfeito de cinema espectáculo.

Sem comentários: