quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Zombieland, de Ruben Fleischer (2009)

Um jovem, com o nome da cidade americana Columbus, vagueia pelo país antes conhecido como Estados Unidos da América: Zombieland. Determinado a regressar à sua terra-natal, para saber se os pais estão vivos, o recluso Columbus encontra pelo caminho Tallahassee (também uma cidade americana), um durão armado cujo passatempo é matar zombies e cujo objectivo é encontrar um 'twinkie'. Como se não bastasse, ainda apanham pelo caminho uma jovem acompanhada por uma rapariga, aparentemente inofensiva. Os quatro decidem partir em direcção ao único sítio onde não há zombies, onde quer que seja.
Inspirados por Shaun of the Dead, os argumentistas Rhett Reese e Paul Wernick criaram este Zombieland, uma comédia de terror que está rapidamente a tornar-se objecto de culto. No elenco encontramos Woddy Harrelson (No Country For Old Men), Jesse Eisenberg (Adventureland), Emma Stone (Superbad), Abigail Breslin (Little Miss Sunshine) e um cameo muito especial. Os actores estão muito bem por aqui e divertem-se com o que fazem. A violência, como seria de esperar num filme deste género, está bem presente e as cenas de acção estão bem conseguidas. No entanto, apesar do excelente elenco, o triunfo de Zombieland está na realização original de Ruben Fleischer (criando um filme bastante visual, com bom ritmo e uma boa montagem) e no argumento hilariante e surpreendente, utilizando 'gags' muito bem conseguidos, diálogos inteligentes e uma boa história.
Considerado como a resposta americana a Shaun of the Dead, Zombieland é um outro tipo de monstro: não quer ser como o filme britânico e consegue criar a sua própria história e o seu próprio universo (as regras são fantásticas!), acabando por ser uma excelente adição aos filmes de zombies. A sequela está a começar a ser desenvolvida, com o elenco de regresso.
Zombieland é já o filme de zombies mais rentável de sempre e é, surpreendentemente, um dos filmes mais divertidos e agradáveis (sim, apesar dos zombies e da violência!) do ano. Essencial.

Sem comentários: