quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

E o filme desta noite é.../ Retrospectiva James Cameron #6

Hoje trazemos a penúltima obra de James Cameron (sem contar com os documentários que realizou depois). Trata-se do histórico Titanic, de 1997.

A premissa é simples: uma história de amor proibido a bordo do navio mais trágico. James Cameron, depois de vários anos de pesquisa e análise, cria um épico romântico, misturando ficção com realidade e traz-nos um dos filmes mais galardoados de sempre e a obra mais rentável do cinema (sem fazermos ajuste, claro está).
Cameron usa os efeitos especiais da melhor forma possível, conseguindo misturar de forma credível CGI com miniaturas, criando uma réplica exacta do navio. Leonardo DiCaprio e Kate Winslet (que voltaram a contracenar juntos no magnífico Revolutionary Road) são uma dupla romântica de grande peso. Cameron cria uma obra épica utilizando todas as técnicas que domina, naquele que é o filme mais premiado da sua carreira.
Na altura, Titanic era o filme mais caro de sempre e, antes da sua estreia, muitos diziam que levaria Cameron à ruína, tratando-se dum grande fracasso. No entanto, correu tudo melhor do que se esperava, com Cameron a trazer ao mundo uma obra que apelava a todos os públicos e estava a ser muito bem recebida pela crítica.
Nomeado para 13 òscares, dos quais ganharia 11, Titanic rendeu nos Estados Unidos 600 milhões de dólares (o filme que mais se aproximou foi The Dark Knight, com 533 milhões) e mais de 1 bilião a nível global (o primeiro de quatro obras a ultrapassar essa quantia). O filme tornou-se numa obra histórica e com uma popularidade inigualável, sendo um verdadeiro fenómeno cultural. Uma das obras mais importantes do cinema, Titanic é já um clássico e uma obra de visionamento obrigatório.
Quanto a Cameron, embarcou pelo cinema documental (inspirado pelo mistério do mundo aquático e pelo navio Titanic) e começou a desenvolver a tecnologia necessária para criar a sua próxima obra de ficção, Avatar. Depois de 10 anos de desenvolvimento, Avatar estreia amanhã, 17 de Dezembro, no mundo inteiro. Depois de muita expectativa e da promessa de ser um épico e uma obra que revolucionará o cinema para sempre, Avatar tem sido extremamente bem recebido pela crítica especializada e conta com nomeações aos Globos de Ouro, onde se incluem as nomeações para Melhor Filme (Drama) e Melhor Realizador.
Sexta-Feira traremos a nossa opinião a Avatar, concluindo a nossa retrospectiva dedicada a James Cameron, um visionário que muito revolucionou a forma de fazer cinema espectáculo de qualidade.

Sem comentários: