quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Globos de Ouro - Nomeações

Esta Terça-Feira foram anunciadas as nomeações para os Globos de Ouro 2009, cuja atribuição de prémios será em Janeiro. E é certo que temos muitas surpresas (muitas delas negativas)
Em vez de anunciarmos os vários nomeados (podem ver a lista completa aqui), vamos apenas dizer aquilo que achamos bastante estranho nesta lista:

Apesar de ter dúvidas sobre a presença de Robert Downey Jr. nesta categoria (pode ter um bom desempenho mas decerto que temos vários trabalhos mais complexos e de maior qualidade como o de Viggo Mortensen em The Road, uma falta que parece ser bastante injusta), na categoria de Melhor Actriz (Comédia/Musical) é onde encontramos algumas escolhas curiosas:
temos Marion Cottilard em Nine (muitos dizem ser a grande valia do filme), Julia Roberts em Duplicity (um bom filme mas decerto não uma interpretação para nomeações), Meryl Streep em Julie & Juylia (ainda não vimos mas dizem ser um filme delicioso com mais um excelente trabalho da grande actriz)... E aqui as coisas ficam estranhas, quando encontramos novamente Meryl Streep em It's Complicated (as primeiras opiniões não foram as melhores embora ainda seja cedo demais para verificar a recepção da crítica e do público) e... Sandra Bullock em The Proposal?
Meryl Streep já nos habituou a estar sempre presente nestas andanças todos os anos, no entanto, nomearem a actriz duas vezes na mesma categoria, deixando de lado outras hipóteses que decerto também mereciam estar aqui presentes (temos o exemplo da esquecida Zooey Deschanel, protagonista daquele que é um dos filmes mais aclamados de 2009, (500) Days of Summer), é algo estranho. Mais bizarro ainda é a presença de The Proposal aqui. Este é o ano do grande regresso de Sandra Bullock, já sabemos, e The Proposal foi um grande êxito comercial. Sandra Bullock e Ryan Reynolds formaram uma boa dupla no filme mas nada que fosse tão bom para nomeações. Bullock estava a fazer mais uma comédia romântica (apesar de estar afastada do género já há 10 anos) e era uma das grandes valias naquela que era uma comédia algo divertida mas esquecível. No entanto, a sua presença nesta categoria é totalmente descabida e utilizada apenas para aproveitar a popularidade que a actriz ganhou este ano com esta comédia e com The Blind Side (um filme que tem sido bem recebido pela crítica e pelo público e que poderá colocar Bullock na corrida aos Óscares, estando a actriz já nomeada para os Globos de Ouro na categoria de Drama).
A nomeaçõa de Bullock em The Blind Side poderá estar muito bem atribuída (para além do fenómeno de popularidade que está a ser e que estar a um passo de ser o filme mais rentável da carreira da actriz, Bullock tem sido elogiada pelo seu desempenho) mas a de The Proposal é apenas uma tentativa de chamar as audiências, usando uma actriz que agora voltou a estar na ribalta, deixando assim de lado outras possíveis candidatas que mais mereceriam. Já a dupla nomeações de Meryl Streep na mesma categoria, parece ser algo exagerada, tirando lugar a outras possíveis nomeadas. Streep poderá merecer nomeações pelos seus desempenhos. No entanto, temos apenas cinco lugares e, com tanto talento e bom trabalho, nomearem a mesma actriz duas vezes na mesma categoria parece ser algo forçado e descabido (aconteceu o mesmo o ano passado com Kate Winslet e, apesar de serem duas excelentes representações, uma delas realmente merecia o destaque da nomeação e da vitória, uma que foi justa nos Globos de Ouro e nomeação esquecida nos Óscares).
Acaba por ser uma boa lista nas outras categorias, onde ainda encontramos Matt Damon nomeado duas vezes (comédia/musical (The Informant!) e drama (Invictus), num ano em que encontramos várias duplas nomeações e muitos esquecidos pelo caminho.

Sem comentários: