segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Retrospectiva James Cameron #3

The Abyss (1989)

The Abyss foi a terceira longa-metragem de James Cameron (sem contar com Piranha 2, filme que o próprio Cameron afirma que não realizou) e trata-se duma aventura de Ficção Científica passada no alto mar.
Com várias complicações durante a produção (uma das mais complicadas de sempre), com a maior parte do filme a ser filmada em água e bastantes contra-tempos, The Abyss tornou-se num filme algo complicado mas cujo resultado final resulta num dos melhores filmes do realizador e num dos melhores filmes de F.C. das últimas décadas.
Depois da sua passagem pelas salas de cinemas (cujos resultados de bilheteira não foram os melhores, sendo o único fracasso comercial, até à data, de Cameron), o realizador lançõu, cerca de 3 anos depois, uma edição especial, onde podíamos ver a sua versão final do filme (e ambas as versões são bastante boas).
Com excelentes críticas e efeitos especiais revolucionários (ainda antes de T2, Cameron utilizou o CGI de forma incrível aqui), The Abyss é uma extraordinária aventura de F.C., com excelentes desempenhos por parte do elenco e mais uma obra obrigatória do cineasta.

Sem comentários: