terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Paranormal Activity (2009), de Oren Peli

Uma jovem diz ser visitada por um espírito durante a noite. O namorado, algo céptico em relação a isso, decide colocar uma câmara e gravar os acontecimentos que poderão ocorrer no quarto, enquanto dormem.
Muito aqui falámos deste Paranormal Activity, uma produção de baixo orçamento que teve um enorme impacto nos Estados Unidos e tornou-se num dos filmes mais rentáveis dos últimos anos.
O grande trunfo de Paranormal Activity é o mesmo que The Blair Witch Project tinha, exactamente há 10 anos atrás: o baixo orçamento usado para contar uma história de terror onde a principal preocupação é assustar o espectador. E, neste caso, se o espectador estiver disposto a tal, o filme consegue exactamente isso.
Não é o filme mais assustador de sempre (como vários sites de terror anunciaram) mas é uma das mais interessantes e eficazes obras de terror dos últimos tempos, com um final arrepiante e algo surpreendente.
A realização do estreante Oren Peli é exemplar, com um cuidado pelos pormenores e conseguindo criar sequências de suspense bem elaboradas (especialmente tendo em conta o baixo orçamento), tudo com o principal propósito de conseguir prender o espectador ao filme e assustá-lo.
Um filme que merece ser visto e merece o pequeno fenómeno que foi criado à sua volta. Tudo com um orçamento de 15 mil dólares.

Sem comentários: