domingo, 13 de dezembro de 2009

Sessão da Meia-Noite #4/ Retrospectiva James Cameron #2

Hoje prosseguimos com a Retrospectiva James Cameron, com a sua segunda obra, Aliens.

Depois do êxito de Terminator, a Fox deu a oportunidade a Cameron de realizar a sequela de Alien, de Ridley Scott.
Cameron decide escrever a sequela e criar algo totalmente diferente.
Ripley, a única sobrevivente da nave Nostromo, é encontrada cerca de 57 anos depois dos acontecimentos do primeiro filme. Com um trabalho seguro na Companhia e com vários pesadelos devido ao trauma dos acontecimentos ocorridos, Ripley encontra-se num tempo estranho e totalmente irreconhecível.
No entanto, devido à sua experiência anterior, é contactada para acompanhar um grupo de Marines até ao planeta onde a nave extra-terrestre foi encontrada, 57 anos atrás, nave essa que continha o mortífero ser que dizimou a sua equipa. Nesse mesmo planeta está agora uma colónia com várias famílias. Depois de perder-se contacto com a colónia, Ripley e a equipa de Marines têm de descobrir o que se passou.
James Camron cria uma sequela totalmente diferente do seu antecessor, sem desrespeitar a obra anterior de forma alguma e sem nunca querendo ser superior (apesar de ser superior em vários aspectos, diferencia-se noutros).
Cameron troca o ambiente claustrofóbico do filme de Scott e coloca acção para dar e vender, conseguindo criar a primeira verdadeira heroína do cinema, com uma Sigourney Weaver em grande forma (nomeada para Óscar de Melhor Actriz pelo seu desempenho). Ao lado de Weaver temos Michael Biehn (de Terminator), Lance Henriksen (que teve uma pequena participação em Terminator, depois de ter perdido o papel principal), Bill Paxton (presença regular nos filmes de Camron, incluindo um papel de figurante em Terminator) e Paul Reiser (mais tarde conhecido pela série de comédia Mad About You). Aliens é um filme de Ficção Científica de terror e acção e uma das melhores sequelas de todos os tempos. Um verdadeiro clássico e uma obra obrigatória, que veio confirmar Cameron como um realizador a ter bastante em conta.

Sem comentários: