sábado, 19 de dezembro de 2009

Sessão de culto #5

Alien (1979), de Ridley Scott


Ainda na semana passada, falámos de Aliens (devido à retrospectiva dedicada a James Cameron). Esta semana, na Sessão de Culto, o filme apresentado é Alien, o antecessor do clássico de Cameron, dedicando a sessão a Dan O'Bannon, falecido ontem (argumentista de Dark Star, de John Carpenter e de Alien).
Numa nave espacial, Nostromo, um grupo de pessoas vai de viajem para o Planeta Terra quando deparam-se com uma mensagem indecifrável que poderá ser um pedido de socorro. Decidindo investigar, aterram num planeta desconhecido onde encontram uma misteriosa nave, recheada de casulos. Depois dum incidente bizarro, um dos membros da equipa fica 'contaminado' com algo que colocará a vida de todos os tripulantes em perigo.
Estreado em 1979, Alien tornou-se num êxito de bilheteira (o género de F.C, estava no auge depois de Star Wars, estrado dois anos antes) e de crítica, onde Ridley Scott (aqui na sua segunda longa-metragem, depois de The Duelists) foi bastante elogiado pela sua utilização do suspense e terror psicológico e pelo visual claustrofóbico que deu à obra.
Alien é hoje um verdadeiro clássico do género e do cinema em geral e uma obra bastante influente e bastantes vezes imitada, dando origem a uma das melhores sagas de F.C./Terror do cinema. Sigourney Weaver, no papel da mítica Ripley, foi aqui descoberta e, mais tarde, em Aliens tornou-se numa verdadeira mulher de armas, numa sequela de grande qualidade que também se tornou um clássico.
A obra de Scott é um verdadeiro exercício visual onde acabamos por ver o verdadeiro medo que ambiente fechado pode proporcionar, numa obra fundamental e de visionamento obrigatório. Um verdadeiro clássico.

Sem comentários: