terça-feira, 17 de maio de 2011

Box Office americano - 13 a 15 de Maio

Depois duma boa estreia, Thor manteve o primeiro lugar no segundo fim-de-semana. Descendo 47%, considerada uma boa média para um filme de super-heróis, Thor mostra que o passa-palavra tem sido positivo e, dizem os analistas, o filme tem uma hipótese de chegar aos 200 milhões, caso mantenha a boa performance. No entanto, Thor vai ter competição forte, com a estreia de Pirates of the Caribean na próxima Sexta-Feira.
Em 2º lugar estreia Bridesmaid, a nova comédia produzida por Judd Apatow e escrita por Kristen Wigg, uma cara conhecida dos americanos devido ao programa Saturday Night Live. Bridesmaids não tem grandes nomes do cinema e a estreia superou as expectativas. A renovada Universal, que desde 2009 que andava a precisar de grandes êxitos (únicas excepções foram Fast and Furious, Couples Retreat, Get Him to the Greek, Despicable Me) criou uma grande campanha de marketing, exibindo o filme uns meses atrás num festival de cinema, onde deu nas vistas, e depois foi organizando sessões especiais um pouco por todo o país. O passa-palavra criou-se e, chegado à sua data de estreia, Bridesmaid teve uma estreia de 26 milhões e poderá tornar Kristen Wigg (protagonista, co-produtora e co-argumentista) numa estrela nos Estados Unidos. A crítica é unânime e o público feminino está muito contente. A Universal também, já que este é o seu terceiro êxito de 2011, depois de Hop e Fast Five.
Em 3º, está Fast Five, descendo 37%. Esta descida é pequena, considerando que é um filme de acção duma saga que já vai no seu quinto capítulo, e mostra o passa-palavra excelente que tem tido. Fast Five tem já 169 milhões acumulados, é o mais rentável da saga (de longe) e tem boas hipóteses de passar a barreira dos 200 milhões.
Em 4º lugar, outra estreia: Priest, com Paul Bettany. O filme de acção sobrenatural estreou com 14 milhões e excedeu as expectativas da Sony, que esperava uma estreia entre 11 e 12 milhões. O filme foi arrassado pela crítica e usou no seu marketing o dia de estreia, Sexta-Feira 13. É esperada uma grande queda, o que fará com que a estreia moderada que teve não seja o suficiente para salvar a performance do filme.

 Em 5º lugar, está Rio, descendo apenas 2%. O filme rendeu 8 milhões e chegou aos 125 milhões.

Na próxima Sexta-Feira, todas as atenções estão viradas para Johnny Depp e Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides, o quarto filme duma das sagas mais populares do cinema. Espera-se uma estreia um pouco acima dos 100 milhões e poderá ser um dos (senão o maior) blockbuster do anos. O preço adicional do 3D e dos escrãs IMAX vão ajudar.
Mais informações, aqui.

Sem comentários: