quinta-feira, 5 de maio de 2011

Thor, de Kenneth Branagh (2011)

Depois duma atitude insensata para tentar proteger o reino do seu pai, o Deus Odin, Thor fica sem os seus poderes e é expulso do reino pelo pai, indo parar ao planeta Terra. Agora o deus do trovão tem de habituar-se aos costumes terrestres enquanto que, em Asgard, o seu irmão Loki prepara um plano para ficar com o trono do pai.
O actor/realizador Kenneth Branagh deixa as adaptações cinematográficas das obras de Shakespeare para abraçar esta super-produção da Marvel. E se no início pensava-se que poderia ser uma escolha errada, Branagh revelou ser exactamente o oposto: fã da personagem da Marvel desde criança, o realizador consegue trazer-nos uma adaptação competente e um bom entretenimento, sendo este o veículo perfeito para inaugurar a temporada de blockbusters de 2011.
Thor tem os defeitos: um romance algo forçado, a mudança de personalidade de Thor é bastante rápida e, por vezes, o ritmo não é o mais correcto. No entanto, Thor era uma das adaptações da Marvel mais complicadas para cinema, algo que nas mãos erradas poderia ser totalmente patético e que poderia colocar muita gente duvidosa acerca de The Avengers. Nesse aspecto, é de louvar que isso não aconteceu: o mundo de Asgard é muito visual e, por vezes, mais interessante que o nosso mundo. As cenas de acção são competentes e pelo meio temos alguns momentos de humor bem conseguidos. Chris Hemsworth é um bom Thor e um actor que promete mas é Tom Hiddleston que apresenta a melhor interpretação como Loki. Anthony Hopkins é um ilustre secundário, brilhante nos momentos em que aparece, Natalie Portman está competente mas nada mais que isso e Rene Russo regressa ao cinema num papel muito apagado, depois duma pausa de 6 anos.
Thor é um bom blockbuster que, apesar de tudo, poderia ter sido melhor. No entanto, é mais uma excelente produção da Marvel, um bom início de Verão de blockbusters e um excelente prelúdio para The Avengers, que estreia daqui a um ano.
Atenção para a cena final depois dos créditos, uma pequena introdução àquela que poderá ser a trama de The Avengers, e ao cameo de Jeremy Renner, no papel de Hawkeye, um dos elementos da equipa de super-heróis que vamos conhecer em 2012. E sim, o cientista perito em raios gama que Erik (Stellan Skasgard) refere é Bruce Banner, o Hulk.

Classificação:
★★★/5

Sem comentários: