domingo, 22 de maio de 2011

Pirates of the Cribbean: On Stranger Tides, de Rob Marshall (2011)

Jack Sparrow está de regresso para ir à procura da fonte de juventude eterna. No entanto, pelo caminho terá de defrontar o pirata mais temido do mundo, Barba Negra.
On Stranger Tides é o quarto filme da popular e muito rentável saga da Disney. A trilogia anterior está terminada e decide fazer-se aqui um capítulo individual, sem dar a entender tratar-se duma nova trilogia para a saga Gore Verbinsky não faz parte do projecto e a Disney trouxe o realizador Rob Marshall a bordo. E o resultado é... Marshall ter sido uma má ideia!
Marshall não é um bom realizador e aqui temos prova de tal. A primeira parte do filme é aborrecida e com cenas de acção que copiam cenas dos primeiros filmes e que, ainda por cima, são paradas e sem ritmo algum. A segunda parte do filme melhora e já consegue entreter minimamente, sendo que a sequência das sereias é a melhor do filme. O argumento é fraco e sem piada, à excepção de algumas boas tiradas, e até mesmo a banda-sonora do sempre excelente Hans Zimmer é preguiçosa, trazendo de volta bastantes temas dos filmes anteriores. No entanto, os temas novos merecem algum destaque. Quanto aos actores, Johnny Depp já não deslumbra como Sparrow, Penelope Cruz está a ganhar o cheque e apenas Ian McShane (Black Beard) e o regressado Geoffrey Rush merecem destaque.
On Stranger Tides é uma sequela fraca e aborrecida. Tem como ponto forte conseguir melhorar à medida que avança e entreter minimamente. No entanto, é um filme totalmente desnecessário, cujo único propósito é ganhar dinheiro. Podiam é ter disfarçado esse aspecto.

Classificação: 
★★

Sem comentários: