terça-feira, 31 de maio de 2011

Box Office americano - 27 a 30 de Maio

Este foi fim-de-semana de 4 dias nos Estados Unidos, altura perfeita para estrearem duas grandes apostas da temporada. As honras couberam à Warner Bros. e à Paramount/Dreamworks, com The Hangover Part 2 e Kung Fu Panda 2, respectivamente. O resultado foi o melhor fim-de-semana do ano e o feriado Memorial Day mais rentável de sempre.

Dois anos depois do mega-êxito The Hangover, Todd Phillips volta a reunir o seu elenco e troca Las Vegas pela Tailândia. As expectativas eram muitas e os peritos davam-lhe uma estreia de cerca de 80 milhões através de 4 dias. A sua estreia ocorreu na Quinta-Feira e, em apenas 5 dias, The Hangover Part 2 rendeu uns impressionantes 137 milhões. Ao longo dos 4 dias de fim-de-semana (de Sexta a Segunda-Feira) rendeu 105 milhões. É a melhor estreia de sempre para uma comédia e, ao contrário do que se esperava, tem agora todas as hipóteses de ultrapassar os 277 milhões alcançados pelo seu predecessor. A crítica não tem sido simpática mas o filme tem muitas hipóteses de ter boas pernas no box-office.

Em 2º lugar está Kung Fu Panda 2, o filme que todos esperavam ver em primeiro. O primeiro filme estreou com 60 milhões e quase alcançou a barreira dos 220 milhões. O filme foi bem recebido pela crítica e o publico adorou. Esta segunda parte acabou por surpreender pela negativa: alcançou 68 milhões em 5 dias (também estreou na Quinta-Feira), foi exibido em 3D e teve um predecessor muito apreciado pelo público. Os seus 68 milhões de estreia são bons mas, tendo em conta os factores já referidos, esperava-se mais. Mais de metade dos bilhetes vendidos foram para sessões 2D, mostrando uma vez mais que o público está a preferir poupar do que pagar mais para ver os filmes em 3D. Apesar desta estreia moderada, Kung Fu Panda 2 deverá ter umas boas pernas no box-office e ultrapassar a barreira dos 200 milhões.

Em 3º lugar, descendo 44% está Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides. Depois da estreia de 90 milhões a semana passada (uma boa estreia mas abaixo do 2º e terceiro filmes da saga), a quarta aventura de Jack Sparrow desce ligeiramente ao longo destes 4 dias. O filme já acumulou 163 milhões e deverá ficar pelos 240 milhões, tornando-se no menos rentável da saga. Fora dos Estados Unidos, o filme já fez mais de 600 milhões em apenas 2 semanas. Há quem diga que poderá passar a barreira de 1 bilião de dólares.
Em 4º lugar, com uma ligeira subida, está o êxito surpresa do momento, Bridesmaids. A comédia da Universal já tem 89 milhões acumulados, feito que não era esperado antes da sua estreia.
O 5º lugar pertence a Thor, descendo uns ligeiros 22% e com 162 milhões acumulados. O filme da Marvel tem tido boas pernas apesar da forte competição e deverá ficar-se pelos 180 milhões.
Quanto ao resto da tabela, Fast Five está nos 197 milhões e vai ultrapassar a barreira dos 200 milhões no próximo fim-de-semana, algo que ninguém esperava, Midnight in Paris, o novo filme de Woody Allen sobe para 7º lugar, fazendo com que Allen tenha uma rara participação no Top 10 do box-office. O filme está em exibição em 58 salas e fez mais de 3 milhões, uma excelente quantia, tendo em conta o número de salas.
The Three of Life, o vencedor do Festival de Cannes, estreou em 15º lugar, exibido em apenas 4 salas. O filme teve uma estreia bastante boa e vai ter mais salas a partir de Sexta-Feira.




Mais informações sobre o box-office americano, aqui.

Esta semana temos a estreia de X-Men: First Class, a única estreia forte da semana. A questão é se conseguirá tirar The Hangover Part 2 do primeiro lugar. Com um elenco novo, há o risco do filme não ser o êxito que precisa. As críticas têm sido extremamente boas e, a nível de qualidade, parece termos aqui um dos blockbusters do ano.

Sem comentários: