quarta-feira, 11 de maio de 2011

Fast Five, de Justin Lin (2011)

Após libertarem Dom, Brian e Mia escondem-se no Rio de Janeiro. Aí, recebem uma proposta irrecusável e embarcam num novo golpe. Depois de dar tudo para o torto, Dom, Brian e Mia são ameaçados por Reyes, um dos homens mais poderosos do Rio. Determinados a roubarem todo o dinheiro de Reyes, Dom e Brian juntam uma equipa. No entanto, estão a ser perseguidos por uma equipa policial especial, liderada pelo imparável Hobbs.
Misturando as cenas de carros típicas da série Fast and Furious com as ideias base dum filme golpe, Fast Five muda de direcção e torna-se, em vários aspectos, num produto diferente dos seus antecessores. Aqui deixa-se as corridas ilegais de lado e dá-se espaço a um filme de acção. E é neste aspecto que Fast Five ganha! Apesar da história fraca e de diálogos cheesy, Fast Five é um filme cheio de adrenalina e com algumas das melhores cenas de acção dos últimos anos. Acrescenta-se a isso a adição de Dwayne Johnson no elenco como o polícia que persegue Dom e temos uma carga de testosterona que irá agradar aos fãs. Destaque ainda para Joaquim de Almeida, uma vez mais a fazer de vilão traficante de droga latino (aqui brasileiro).
Com um excelente ritmo e uma montagem rápida e extremamente eficaz, este quinto capítulo da saga é refrescante e é, inesperadamente, um dos (possíveis) melhores blockbusters de 2011. Não se pode esperar uma grande obra cinematográfica daqui, apenas um bom entretenimento. E Fast Five cumpre tal função! Nunca é aborrecido e as cenas de acção são explosivas. Pode ser cinema chunga mas é bom cinema chunga e consegue fazer algo raro de se assistir: chegar a um quinto filme duma saga com história limitada e conseguir ser o melhor!

Classificação:
★★★★

Sem comentários: