quinta-feira, 1 de outubro de 2009

District 9, de Neill Blomkamp (2009)

Uma nave alienígena chega ao planeta Terra e paira sobre Joanesburgo. Durante cerca de 20 anos, a nave permanece imóvel. Durante esse longo tempo, a população da África do Sul e os alienígenas começaram a conviver até surgirem conflitos. É aí que é criado o Districto 9, um local destinado apenas aos extra-terrestres e a criminosos. Até que algo vai acontecer, que poderá mudar tudo...
Escrito e realizado por Neill Blomkamp e produzido por Peter Jackson, District 9 é um filme de Ficção Científica, servindo de crítica inteligente ao regime do apartheid. No entanto, Blomkamp consegue oferecer-nos mais ainda: acção q.b., momentos poéticos e dramáticos e um argumento inteligente e extremamente bem conseguido. A sua realização é exemplar, apresentando um ritmo certo para a acção, tudo filmado em forma de semi-documentário, algo feito de forma brilhante. A nível de cenas de acção, estão muito bem executadas, fazendo corar mostrengos hollywoodescos de orçamento de 200 milhões de dólares (Transformers, rói-te de inveja), quando o seu orçamento foi de apenas 30 milhões.
Quanto a interpretações, temos Sharley Copler, o protagonista, que dá-nos um trabalho fantástico com uma personagem algo repugnante e incompetente que, à medida que a acção avança, torna-se num ser humano verdadeiro, dentro de circunstâncias que poderiam levar ao oposto. Encontramos assim um dos pontos fortes do filme e algo que poderá servir como um reflexo do ser humano.
District 9 é um excelente exemplo de Ficção Científica, dando mais um trunfo para um ano que tem sido fantástico para o género. Para além disso, é um dos melhores filmes do ano. A não perder.

Sem comentários: