quinta-feira, 1 de outubro de 2009

E o filme desta noite é...

Twin Peaks: Fire Walk With Me, de David Lynch (1992)IMDB

Trailer:


Comentário:
Hoje regressa a nossa rúbrica, depois do visionamento na íntegra da série Twin Peaks. E depois de tal inesquecível viagem, teríamos de começar com o filme que serve de prequela. No entanto, a obra de David Lynch só deverá ser vista depois da série, de forma a evitar spoilers.
Twin Peaks: Fire Walk With Me é dividido em duas partes: a investigação inicial dum agente do FBI sobre a morte de Theresa Banks (referida na série). A segunda parte é dedicada aos últimos sete dias de vida de Laura Palmer, cuja morte causa todos os eventos que vimos na série.
Para quem está à espera de algo semelhante à série, fica iludido. O aspecto soap-opera desaparece e temos aqui um produto tipicamente Lynchiano, tudo dentro do universo apresentado na série mas levado a limites nunca antes vistos. No entanto, várias respostas são dadas (e muitas outras perguntas colocadas, ao bom estilo do cineasta)e chegamos à conclusão de que Laura Palmer é uma figura trágica, cuja morte violenta revela ser um tipo de libertação.
O filme esteve presente no Festival de Cannes e não foi bem recebido. Para além disso, os resultados de bilheteira não foram bons e o desejo de Lynch em criar uma trilogia foram postos de lado. Pessoalmente, trata-se duma excelente obra de Lynch e uma grandiosa adição à série. Um filme que merece ser (re)descoberto e uma obra do qual é difícil falar sem revelar demasiado (tal como a série). Fundamental.

Sem comentários: