quinta-feira, 8 de outubro de 2009

E o filme desta noite é...

The Thing, de John Carpenter (1982)
IMDB

Trailer:


Comentário:
Em 1982, dois filmes foram bastante prejudicados pelo enorme sucesso de E.T. - The Extra-Terrestrial: Blade Runner e este The Thing, de John Carpenter. EStrearam os dois no mesmo dia e foram ambos fracassos de bilheteira e de crítica. No entanto, com o surgimento do VHS e através das exibições na televisão, ambas as obras foram redescobertas e são, hoje em dia, duas das maiores obras de culto do cinema.
Para quem segue este nosso blog (e o seu blog irmão, Horror Icons, de momento numa fase de hibernação, enquanto pensamos muito bem num bom rumo a dar ao blog), sabe que esta é uma obras predilectas por esta casa. E é sempre um prazer rever este filme de Carpenter (um dos nossos realizadores favoritos), um brilhante estudo sobre a paranóia, o medo e que é considerado, por muitos, a melhor crítica política do cinema.
Baseado num conto que originou um dos clássicos da Ficção Científica da década de 50, The Thing From Other World, John Carpenter criou este remake (mais fiel ao conto original) e trouxe-nos um dos melhores filmes do género. Carpenter aliou-se a Kurt Russell uma vez mais, acompanhados por um elenco bastante competente e apresenta-nos um estudo cuidado e extremamente eficaz sobre a paranóia, o ser humano, o medo e os seus efeitos no homem. No meio de tudo isto, temos uma inteligente crítica política disfarçada de F.C. de terror. Os efeitos são soberbos (ainda credíveis nos dias de hoje, de melhor qualidade que muito CGI que por aí anda), a banda-sonora é um dos trabalhos mais sombrios do mestre Ennio Morriconne e o ambiente de suspense e tensão criados por Carpenter e companhia são fascinantes.
Um dos melhores filmes do género, um clássico do cinema e um dos grandes filmes de culto de sempre. Obrigatório.

Sem comentários: