sábado, 10 de outubro de 2009

E o filme desta noite é...

Star Trek: The Motion Picture, de Robert Wise (1979)
IMDB

Trailer:


Comentário:
Star Trek: The Motion Picture traz-nos de volta as personagens da mítica série de televisão dos anos 60. Servindo de sequela à série, o filme praticamente conta com que o público que o assiste já conheça minimamente as personagens e o seu universo. No entanto, quem não está a par de tal, consegue apreciar a obra (embora seja obviamente dirigida aos fãs).
O elenco está todo de volta e são dirigidos por Robert Wise (West Side Story), um realizador mais clássico, que criar um espectáculo épico e de bom entretenimento (ao qual muito ajuda a espantosa banda-sonora do mestre Jerry Goldsmith, nomeada para Óscar). No entanto, a tentativa de Wise de fazer algo grandioso acaba por prejudicar o argumento do filme, criando uma história algo falhada. O fascínio de Wise pelos efeitos especiais (da autoria da Industrial Light & Magic, que estava no seu início, depois de Star Wars) é visível, já que temos várias sequências algo longas onde podemos, de certa forma, ver esse fascínio que o realizador teve na altura. E tal fascínio também ajuda a prejudicar o argumento, infelizmente.
No entanto, Wise consegue ainda assim criar um bom filme de Ficção Científica, proporcionando uma boa dose de entretimento e dá-nso a hipótese de voltarmos a ver personagens tão fantásticas como Kirk, Spock, entre outros.
Star Trek: The Motion Picture é um excelente início cinematográfico para esta saga e um blockbuster.

Sem comentários: