quinta-feira, 8 de outubro de 2009

E o filme desta noite é...

The Shining, de Stanley Kubrick (1980)IMDB

Trailer:


Comentário:
Uma pequena família vai para um hotel, numa altura em que este fecha durante a época de Inverno. Com a função de tratarem do hotel enquanto este permanece fechado, os três apercebem-se de que algo de estranho está a acontecer.
Baseado num conto de Stephen King (que veio a público dizer que não gostou do filme em, a meio da década de 90, escreveu e produziu uma mini-série com o mesmo título, servindo de resposta a esta obra) e escrito e realizado pelo mestre Stanley Kubrick, The Shining é uma verdadeira obra-prima do terror e do cinema. Jack Nicholson é assustador e perturbador e Shelley Duvall é a mulher aterrorizada, sendo ambos dirigidos de forma magistral pelo mestre Kubrick. Quanto à realização, esta é exemplar e realmente formidável, com excelentes planos (o cuidado pela imagem de Kubrick é fenomenal), a montagem de imagem e sonora (as fantásticas sequências do triciclo) e Kubrick cria, com uma ajuda fundamental da banda-sonora, um ambiente pertubador e arrepiante. Todos estes aspectos e muitos mais acabam por trazer uma obra fundamental do terror.
Na altura da sua estreia, o filme falhou nas bilheteiras e a crítica foi dura com o filme (foi nomeado para dois Razzies, numa tentativa óbvia da associação ganhar destaque, de forma descarada, como ainda hoje o faz). Foi com o passar dos anos que a obra foi reavaliada e reconhecida, como deveria ter sido desde o início.
The Shining é mais uma obra do génio que era Stanley Kubrick e é um filme obrigatório e que requer vários visionamentos, conseguindo tornar-se (tal como quase todas as obras de Kubrick) num objecto de estudo.

3 comentários:

Roberto Simões disse...

Uma obra-prima assombrosa e arrepiante. Com uma encenação de génio, uma escolha de planos meticulosa e uma sublime arte de filmar, Shining é uma triunfo absoluto, extremamente bem feito.

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

The movie_man disse...

Um filme brilhante, arrepiante e um verdadeiro exemplo de extraordinário cinema, vindo de um dos grandes mestres da sétima arte, Stanley Kubrick.
Concordo plenamente com as palavras acima escritas, Roberto.

Cumprimentos.

O Cara da Locadora disse...

É um clássico de todos os tempos... Não sei como o King pode não ter gostado, acho que é pq ficou MIL vezes melhor do que a breve porcaria que ele escreveu (eu num gosto mesmo do jeito que ele escreve, rs)... Jack Nicholson fez um papel perfeito e nunca será esquecido por isso...

Abraços...