terça-feira, 20 de outubro de 2009

E o filme desta noite é...

Zodiac, de David Fincher (2007)
IMDB

Trailer:


Comentário:
Baseado no assassínio do Zodíaco que aterrorizou São Francisco nas décadas de 60 e 70, David Fincher cria, a partir do livro de Robert Graysmith, um tenso thriller dramático.
Fincher aborda pela segunda vez o tema dos assassinos em série. No entanto, esta obra é exactamente o oposto a Seven, o brilhante thriller do realizador. Em Seven, seguíamos uma dupla de detectives que resolviam o caso dum assassino inteligente e meticuloso, tendo o espectador sempre o ponto de vista dos detectives
Em Zodiac, temos vários pontos de vista: os breves momentos das vítimas, os breves momentos do assassino (e assistimos aos crimes, algo que não acontecia em Seven), temos o cartoonista e o repórter e ainda a dupla de detectives que seguem o caso. Fincher optou por fazer o oposto do que fizera com Seven, o que resultou muito bem.
O argumento está fantástico, dando ao espectador grandes momentos de cinema, relembrando os thrillers da década de 70 (os antigos logótipos da Warner e da Paramount no início do filme são uma óptima entrada nesta viagem ao passado) e com interpretações fabulosas por parte dos actores e uma fantástica realização de Fincher.
Outro dos trunfos da obra é a forma como o tempo flui (como escrevi antes, é uma viagem ao passado): atravessamos vários anos, sempre a seguir o caso das várias perspectivas e sempre com as personagens que conhecemos desde o início do filme. Assistimos aos anos a passarem e como o caso alterou e afectou os envolvidos. Um aspecto muitíssimo bem desenvolvido, numa obra obrigatória, que é um dos melhores filmes de 2007. Uma verdadeira pena ter sido esquecido nos Óscares.
Zodiac é um drama épico sobre uma investigação longa e cansativa e mais uma prova do génio que reside em David Fincher.

Sem comentários: