sábado, 24 de outubro de 2009

Saw VI derrotado - Era uma questão de tempo

Este fim-de-semana estreia o novo capítulo daquela que é a saga de terror mais bem sucedida dos últimos anos. A saga Saw vai para o seu sexto filme e os produtores já planeiam ir até ao oitavo filme.
Contando sempre com estreias de cerca de 30 milhões de dólares, os filmes são sempre produzidos de forma barata e sempre pagos no fim-de-semana de estreia. Apesar das receitas baixarem sempre (o segundo rendeu cerca de 87 milhões e o quinto ficou-se pelos 56 milhões), os filmes são sempre lucrativos.
A nível de crítica, as opiniões têm piorado com cada filme que estreia. Mas agora, tudo está prestes a mudar para a saga Saw.
A nível de crítica, o inesperado aconteceu: uma boa parte tem sido positiva, sendo uma grande melhoria sobre os últimos capítulos (está, neste momento, nos 42% nos Rotten Tomatoes), tendo a segunda melhor classificação da saga. Mas a nível de bilheteira, as coisas estão a piorar: esta Sexta-Feira, Saw VI rendeu uns fracos 7 milhões (o filme anterior fez 14 milhões) e vai para um final de cerca de 16-18 milhões.

Isto vem a provar que a saga já está desgastada e que começa a perder o seu público (e já ter chegado a seis filmes é obra, hoje em dia, para uma saga de terror). Os filmes anteriores desiludiram fãs e eram repetitivos, com twists narrativos ilógicos e forçados.
Saw VI foi também prejudicado pelo factor Paranormal Activity. Esta nova obra de terror, de baixíssimo orçamento, aumentou o número de salas para quase 2000 e conquistou o primeiro lugar na Sexta-Feira, fazendo mais de 7 milhões, indo a caminho dos 20-22 milhões. O filme já conta com 40 milhões de dólares de lucro e vai rumo aos 100 milhões.

Paranormal Activity está a tornar-se um fenómeno cultural, daqueles que já não se via há muito tempo (um dos últimos casos foi o semelhante Blair Witch Project, exactamente dez anos atrás). O público tende a aumentar de semana para semana, a estratégia da Paramount em distribuir o filme tem sido eficaz, o 'buzz' tem sido enorme, as críticas (algumas exageradas, considerando o filme mais assustador de sempre) foram excelentes e o filme está a caminho de ser um dos mais rentáveis na história do estúdio. E, pelo caminho, faz prejuízos (o remake da Sony, The Stepfather, teve uma estreia modesta), sendo a maior Saw VI.

A Lionsgate planeava estrear Saw VII em Outubro de 2010 (como sempre), no formato 3D. Mas agora, poderá repensar a situação. Apesar de tudo, Saw VI não será o flop que muitos vão dizer que é. O filme tem um orçamento baixo (talvez 15 milhões), será pago no fim-de-semana de estreia, ainda tem o fim-de-semana de Halloween pela frente (que poderá dar uma ajuda) e deverá ficar pelos 35 milhões, 40 milhões, uma descida considerável mas ainda rentável.

De qualquer forma, Saw VII irá estrear em 2010, decerto. O formato 3D tem sido bastante rentável (e o género do terror tem sido exemplo disso, com My Bloody Valentine 3D e Final Destination 3D a serem êxitos de bilheteira) e isso poderá dar um impulso à saga.

Concluindo, isto já seria de esperar: surgir algo que desse um empurrão a Saw. E a altura chegou, finalmente.

Sem comentários: