sábado, 31 de outubro de 2009

Especial Halloween #11

E chegamos ao fim deste nosso especial. A obra que encerra esta pequena rubrica é Halloween (1978), de John Carpenter.

Em 1978, John Carpenter (acabado de sair do seu êxito Assault on Precinct 13) escreveu e realizou esta obra que seria um marco do terror. A ideia era relativamente simples: um assassino em série matava adolescentes na pequena cidade de Addonfield, na noite de Halloween.
Esta premissa simples foi magistralmente idealizada por Carpenter, criando um filme que seria incontornável e impulsionador do 'Slasher Film', género que consiste num assassino matar várias pessoas das formas mais violentas (e criativas). Halloween consegue ainda uma outra proeza: ser um 'Slasher Film' sem recorrer a violência (apenas no início), nunca mostrando o acto violento e deixando o espectador imaginar. O realizador consegue criar (e aqui está um dos pontos fortes da obra) um ambiente assustador e sombrio, com uma realização fenomenal e uma banda-sonora arrepiante. E, claro está, Carpenter revelou ao mundo Jamie Lee Curtis que, depois deste filme, tornou-se a rainha dos gritos, sendo protagonista de diversos 'Slashers' logo depois.
Um filme obrigatório e um dos melhores filmes de terror de sempre.

Trailer:


Para concluir este nosso Especial Halloween:
Esperamos que tenham gostado desta pequena incursão pelo cinema de terror. Deixámos várias obras de fora mas que não foram, de forma alguma, esquecidas: os clássicos da Universal Studios, outras obras de Dario Argento, Mario Bava, Wes Craven, John Carpenter, Alfred Hitchcock (Psycho e The Birds, verdadeiros clássicos!), entre outros. A nossa ideia consistia em referirmos algumas das mais importantes e influentes obras do terror, especialmente no cinema dos últimos 50 anos. Demos grande destaque a obras de grande culto mas queriamos também destacar verdadeiros clássicos do género e do cinema em geral. Muitas ficaram de fora mas serão mencionadas e comentadas numa outra ocasião. E agora, um bom resto de Halloween...

Sem comentários: