segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Paranormal Activity - O novo Blair Witch Project

Há três semanas atrás estreou Paranormal Activity nos cinemas americanos. O filme independente (orçamento de 11 mil dólares) passou em festivais em 2007 e, desde então, ficou arrumado, sem ninguém ter-lhe tocado. Até agora, que a Paramount decidiu fazer uso do filme, criando uma forma algo invulgar de lançamento para o filme: estrear em muito poucas salas, exibindo apenas sessões da meia-noite e pedindo a quem quisesse ter o filme na sua cidade para o pedir através do site, disponível no poster e no trailer.
A sua primeira semana foi um êxito. Sessões todas esgotadas e o buzz a começar a aumentar, depois dum fantástico trailer e de vários sites de terror a considerar o filme um dos mais assustadores de sempre.

Na segunda semana o filme passa em mais salas e o sucesso aumenta. A Paramount anuncia que se houver um milhão de pedidos para que o filme seja exibido em todo o país, que o fará. No entanto, foi preciso terminar este terceiro fim-de-semana de exibição, em que o filme aumentou o número de salas para 160, para nos apercebermos do efeito que esta obra está a começar a ter: o filme, em tão poucas salas, subiu para 4º lugar da tabela e lucrou mais de 7 milhões. O buzz aumenta e a publicidade (spots de tv, etc.) estão a resultar. O quarto fim-de-semana será a prova de fogo para o filme e tudo indica que os resultados serão excelentes.

Há quem compare este caso de Paranormal Activity com o de Blair Witch Project, que teve este resultado semelhante à quase 10 anos. A crítica tem sido unânime e o público está a aderir à obra. E uma coisa é certa: estamos perante um filme sensação, que poderá marcar o género do sobrenatural.
Por cá, ainda não se sabe nada sobre estreia. No entanto, é com ansiedade que o aguardamos.

Sem comentários: