quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Especial Halloween #1

Hoje damos início a este especial Halloween. Cada dia apresentamos uma obra de terror que tornou-se um clássico do género, criando um fenómeno de culto e que acabam por ser obras influentes.
Serão 10 obras de terror, todas importantes e cuja herança ainda hoje é visível.
Damos início a este especial com Night of the living dead, o clássico de George A. Romero. Depois desta obra, os zombies vieram para ficar (e estão cada vez mais na moda) e Romero conseguiu ainda influenciar jovens realizadores, com projectos bem baratos e distribuídos de forma independente.
Night of the living dead, de George A. Romero (1968)
Comentário:
Night of the Living Dead retrata um grupo de sobreviventes que escondem-se numa casa, cercada de zombies. A noite que se aproxima revela-se uma luta pela sobrevivência.
Filmado com um orçamento bastante reduzido, o filme revela ser uma crítica à sociedade da altura e aos comportamentos humanos (os verdadeiros monstros acabam por ser os vivos). George A. Romero consegue evitar bastantes lugares comuns com esta sua obra de estreia, criando um anti-herói falhado (Duane Jones, numa personagem que comete erros que podem custar a vida de todos), combate tabus (Duane Jones, um homem de côr, é o suposto heróis do filme, algo impensável na altura) e marca o género de Terror, com uma obra sombria, muitíssimo bem filmada, com uma fotografia invulgar.
Um dos maiores filmes de culto de sempre e um dos melhores filmes de terror da história do cinema. Uma obra imperdível.

Trailer:

Sem comentários: