domingo, 5 de dezembro de 2010

Harry Potter and the Deadly Hallows - Part 1, de David Yates (2010)

E aqui está a primeira metade do épico final da saga Harry Potter, uma das mais sucedidas de todos os tempos.
Baseado no sétimo e último livro da saga, neste capítulo vemos Harry Potter em fuga de Voldemort e dos seus discípulos. Depois de algumas tentativas mal sucedidas de matarem Potter, este tem de permanecer escondido, na companhia de Hermione e Ron, os seus melhores amigos. No entanto, os três tomam conhecimento dos talismãs da orte, algo que os pode ajudar bastante a derrotar Voldemort.
A Warner teve a ideia de dividir este último capítulo em dois filmes, deixando os fãs a salivar pela conclusão, que estreia apenas no final de Julho de 2011. E com esta primeira parte vemos que tal decisão foi realmente com o intuito de ganhar mais uns milhões, não de aprofundar e melhoras a história e as personagens. O que é pena.
Neste sétimo filme, a história apenas avança no início e no fim, sendo que o meio é aquilo que chamamos de 'palha'. Os três heróis estão em fuga e a história não passa disso. Pelo meio, temos algumas cenas de acção bem conseguidas e, apesar de não avançar na história, a dita 'palha' é palha boa, sendo que consegue entreter o público e, mais importante, consegue ser diferente dos restantes filmes da saga: não temos a escola, as personagens estão cada vez mais adultas o que torna o filme mais adulto e temos cenas que realmente não para as criancinhas que os pais tanto teimam em levar para a sala, convencidos que isto ainda é para eles e não para os adultos. Aliás, desde o terceiro filme que a saga tem ficado mais sombria, pesada e adulta.
O que é pena neste capítulo da saga é a sensação que temos no final: que podiam ter terminado a saga com este filme, claramente, e que temos de esperar, desnecessariamente, durante cerca de 8 meses para vermos a conclusão da saga.

Sem comentários: