Dark Star, de John Carpenter
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O orçamento pequeno nota-se perfeitamente. Temos aqui uma obra experimental, com meios reduzidos onde destacamos o extra-terrestre assassino perseguido por O'Bannon, composto de uma bola de praia com pés peludos e unhas grandes.
Considerando que a F.C. estava na mó de baixo nas bilheteiras, excepto quando eram filmes protagonizados por grandes estrelas, os restantes filmes eram, na sua maioria, de baixo orçamento e muito experimentais (THX 1138 é um exemplo claro). O público continuava a querer ver filmes mais realistas e crus do que ver aventuras espaciais. Na televisão passavam as repetições de Star Trek, série que começou a dar mais nas vistas depois de cancelada, ainda na década de 70. Aliás, uma série de animação foi criada com as vozes de William Shatner e Leonard Nimoy, para dar seguimento às aventuras da Enterprise. Essas aventuras eram claramente destinadas a um público mais juvenil que era um dos grandes apreciadores da série original. De resto, mesmo na televisão, a F.C. estava em baixo.
Dark Star foi um êxito de crítica mas não de público. No entanto, conseguiu abrir as portas a John Carpenter (e não só) e ganhou estatuto de culto.
Sexta-Feira é dia de desportos do futuro com Rollerball, de Norman Jewison, mais um êxito de bilheteira devido à presença de James Cann.
Considerando que a F.C. estava na mó de baixo nas bilheteiras, excepto quando eram filmes protagonizados por grandes estrelas, os restantes filmes eram, na sua maioria, de baixo orçamento e muito experimentais (THX 1138 é um exemplo claro). O público continuava a querer ver filmes mais realistas e crus do que ver aventuras espaciais. Na televisão passavam as repetições de Star Trek, série que começou a dar mais nas vistas depois de cancelada, ainda na década de 70. Aliás, uma série de animação foi criada com as vozes de William Shatner e Leonard Nimoy, para dar seguimento às aventuras da Enterprise. Essas aventuras eram claramente destinadas a um público mais juvenil que era um dos grandes apreciadores da série original. De resto, mesmo na televisão, a F.C. estava em baixo.
Dark Star foi um êxito de crítica mas não de público. No entanto, conseguiu abrir as portas a John Carpenter (e não só) e ganhou estatuto de culto.
Sexta-Feira é dia de desportos do futuro com Rollerball, de Norman Jewison, mais um êxito de bilheteira devido à presença de James Cann.
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