sábado, 18 de dezembro de 2010

Retrospectiva F.C. #40

The Thing, de John Carpenter

Esta obra de John Carpenter é um remake de The Thing From Another World, um filme que já foi abordado na nossa retrospectiva, e é também uma nova adaptação do conto Who Goes There?. Carpenter, grande fã do filme original, cria um filme espectacular, recheado de tensão, com efeitos especiais ainda hoje realistas, um Kurt Russell fabuloso, um filme político e um dos grandes clássicos de culto do cinema.
No entanto, nem tudo foi fácil para a obra de Carpenter. A Universal tinha estrado, semanas antes, E.T.-The Extra-Terrestrial e depois estreou este The Thing, numa altura em que toda a gente estava enfeitiçada pela obra de Spielberg, daí não estarem preparados para ver um extra-terrestre assassino e nojento. O filme foi um fracasso nas bilheteiras e de crítica.
No entanto, o VHS surgiu e o filme foi redescoberto neste formato, criando um culto gigantesco e é hoje considerado um dos grandes filmes do género. Carpenter cria assim mais um filme de culto e uma obra de grande importância, para além de ser um dos meus filmes preferidos.

A F.C. ganhou pontos e popularidade com o filme de Spielberg mas tudo o resto foi fracasso. E é aqui que se insere o filme de Sexta-Feira, Blade Runner.

Sem comentários: