domingo, 5 de dezembro de 2010

The Social Network, de David Fincher (2010)

The Social Network conta-nos a história da criação da rede social Facebook e os vários problemas que teve. David Fincher aproveita para pegar nessa ideia e criar um conto actual sobre busca de poder, reconhecimento e sucesso, custe o que custar. E com estes pequenos e simples ingredientes, consegue acertar onde, aparentemente, a sequela de Wall Street falhou (aparentemente, porque apenas vi bocados mas não filme todo para o julgar).
Esta obra de Fincher poderia ser um projecto falhado, estivesse ele nas mãos de outro realizador. No entanto, a já habitual excelente realização de Fincher, aliada ao excelente argumento de Aaron Sorkin, conseguem elevar a obra, já para não falar das fantásticas interpretações do elenco, nomeadamente Jesse Eisengerb, Andrew Garfield e até Justin Timberlake. Fincher dá um ritmo imparável ao filme, especialmente no início, onde é depositada informação ao espectador durante o tempo todo. Tudo servido de diálogos inteligentes e bem criados.
The Social Network é o filme menos Finchiano do cineasta. Apenas a cena da competição dos barcos a remos mostra o dedo do realizador. No entanto, é mais uma excelente adição à sua filmografia, um dos melhores filmes do ano e uma forte presença na próxima edição dos Óscares onde poderemos encontrar o argumento de Aaron Sorkin como um dos grandes candidatos na categoria de melhor argumento adaptado.

Sem comentários: