segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Retrospectiva F.C. #29

The Man Who Fell To Earth, de Nicolas Roeg

Numa altura em que a F.C. nos Estados Unidos estava na mó de baixo, no Reino Unido o aspecto não era tão negro. A televisão britânica tinha, desde os anos 60, a série Doctor Who, que ainda hoje é produzida apesar de várias incarnações, e em 1976 surge este The Man Who Fell To Earth, protagonizado pelo Deus da música David Bowie. Bowie já tinha uma incursão pelo género com Ziggy Stardust e com algumas das letras das suas músicas e, apesar de inicialmente ser um papel destinado a Peter O'Toole, Bowie acabou por ser a pessoa perfeita para o filme, uma obra sobre um extra-terrestre que aterra na Terra.
A obra de Roeg é um filme bastante interessante e diferente da F.C. produzida nos Estados Unidos e é um dos melhores exemplos do género nessa década.

Amanhã, a comemorar a 30ª edição da nossa retrospectiva, teremos o filme que marcaria o género e o cinema, para todo o sempre! Trata-se do filme que deu o empurrão que o género precisava junto do grande público e que definiu a indústria cinematográfica americana de forma tão grande que ainda hoje sentimos a sua força e influência. Trata-se, obviamente, de Star Wars, estreado em 1977.

Sem comentários: